A Imperatriz – A Mãe do Feminino

Enquanto A Sacerdotisa encarna os aspectos internos e espirituais do feminino A Imperatriz é a manifestação corpórea do feminino no mundo! Ela rege o corpo nas suas funções, mais de uma forma prazerosa do que prática ou realmente funcional. Este arcano representa a mãe terrena que nutre e acolhe seu rebento recém nascido e o ensina a cuidar do corpo, escovando os dentes e o cabelo, cuidando da sua aparência, tomando banhos e transformando esses atos cotidianos em momentos de prazer, ou melhor, de auto-satisfação. A Imperatriz é que oferece a segurança afetiva necessária para que possamos nos expressar nessa vida.

Imperatriz
Thoth Crowley-Harris

Em termos psicológicos ela simboliza a relação com a mãe, que apresenta o mundo à criança, e quanto mais ela fizer com que se sinta o mundo como um lugar confiável de se viver, melhor se dá a expressão afetiva e até mesmo criativa do futuro adulto. O contato físico com o corpo da mãe na primeira infância, desde a amamentação, ajuda a criar o sentido interno de prazer, auto-nutrição, satisfação e até mesmo de sensualidade em seus primeiros exercícios!

Imperatriz
Rider-Waite

O terceiro arcano do tarot carrega em si os atributos do número que representa. O três está tradicionalmente associado ao processo criativo e multiplicador! O período de gestação da maioria dos seres vivos é composto por números divisíveis por três (Os nove meses dos homens, os doze meses dos elefantes, as três semanas dos ratos, etc.), e por isso mesmo representa a abundância, a fertilidade, a sorte e a proteção. O arcano de A Imperatriz tem sido muitas vezes associado ao planeta Vênus na correspondência astrológica. Esse planeta é o regente de touro e libra, signos que regem a beleza, a gentileza e as relações humanas de um modo sempre envolvente e íntimo. O três é relacionado com o planeta Júpiter, o arauto da boa fortuna, da expansão e do crescimento em todos os sentidos. Costumo considerar A Imperatriz como uma conjunção astrológica de Vênus/Júpiter, ou seja, com intenso envolvimento em questões relativas ao prazer, o bem estar e as relações sempre de modo positivo e instigante, mas um tanto frívolo e sensualista demais por vezes! Essa conjunção expressa no arcano também incentiva a criatividade e a sensibilidade artística. A Imperatriz é a musa inspiradora dos pintores, poetas e cineastas… Seu arquétipo se estende desde a velha mãe de avental até a atriz de cinema ou musa da música pop que incendeia a fantasia de adolescentes de ambos os sexos! O feminino pleno é o campo dos seus domínios. A maternidade, a beleza e a nutrição, a arte e a inteligência inspirada (Comum nos artistas) são seus atributos naturais. Tudo isso, porém não a torna uma cuidadora menos eficiente e apaixonada. Na mitologia o mito que melhor a representa é a Deusa Deméter. A personalidade que melhor incorporou suas características foi Lady Di.


Lady Di

Mãe devotada aos filhos, extremamente participativa na vida deles, como também uma feroz ativista dos direitos humanos e dos animais. Ela se opunha às caçadas da realeza, por exemplo. Por outro lado foi uma formadora de opinião em questões de estilo e moda e teve uma vida amorosa tão intensa quanto escandalosa.


Imperatriz
Sharman-Caselli Tarot

Considero importante salientar que os atributos de cuidado com o próprio corpo tanto quanto a capacidade de cuidar das pessoas e dos seres indefesos desse mundo não são um privilégio só das mulheres! A força arquetípica de A Imperatriz vive na alma da humanidade capaz de se manifestar de modo abundante e generoso, como lhe é peculiar.

24 de Junho de 2011