Florais Para os Problemas Masculinos
Costumo dizer que a revolução comportamental masculina ainda não começou. Avançou uns passinhos aqui, outros ali, entretanto a grande transformação continua por vir. As mulheres estão progredindo na flexibilidade de papéis sem perder sua identidade. Os homens que se abriram para olhar para dentro confundiram sensibilizar-se com “feminilizar-se”. Contudo, com o passar do tempo, tenho notado um número crescente de homens que timidamente tem se aproximado de abordagens mais interiores e espirituais como a meditação, o reiki, o tarot, e os florais… Com certeza isso é um bom sinal! Há coisa de vinte anos atrás 100% do meu público era feminino, hoje cerca de 20% a 25% são homens, e mesmo que muito gradualmente, vem crescendo. Listei aqui alguns dos problemas mais comuns que encontro em consultório. Eles que correspondem a algumas das questões mais discutidas entre os estudiosos do comportamento masculino. Após cada característica exponho o nome de um floral seguido do nome do sistema a que ele pertence. Não pretendo com isso criar a ilusão de que o autotratamento com um mês ou dois de aplicação das essências é o que bastará para resolver o problema. A terapia floral, como qualquer outro sistema terapêutico, requer acompanhado regular em sessões periódicas. Minha intenção é mostrar que as questões apresentadas são perfeitamente tratáveis com o uso das essências florais. Vamos aos tópicos:
Medo da intimidade:
Esses homens podem tomar uma postura defensiva e sem amor, tanto com as parceiras afetivas quanto com os companheiros de jornada. Nunca se abrem, acham isso uma coisa não muito masculina. Não contam com a ajuda de ninguém e tendem a isolar as pessoas que os querem bem. Em situações de crise podem até rejeitar carinho tanto da mulher que amam e talvez mais ainda de outros homens, mesmo que estes sejam o pai e ou os irmãos. Estão presos a um modelo masculino brutal e sem afeto e tendem a erotizar excessivamente o toque e o afeto. Florais indicados: Manacá da Serra/ Filhas de Gaia para se permitir viver o amor e a alegria dos sentimentos. Unicórnio/Filhas de Gaia para remodelar o masculino interno, criando um modelo mais positivo. Flannel Flower/FES, para descobrir o prazer do toque sem ser apenas pelo sexo. Sweet Pea/FES, para criar vínculos e vivê-los com leveza.
Flannel Flower, do sistema floral californiano (FES)
Infantilização dos afetos:
Esses homens fazem o tipo que adoram a companheira, a quase a idolatram, mas no fundo se sentem frustrados por acharem que nunca recebem tanto quanto dão. O mesmo podendo ocorrer na família e nas amizades. Querem das pessoas que amam um reconhecimento e uma cumplicidade que não tem coragem de pedir. Muitos acabam se magoando e se afastando, ou ainda traindo suas companheiras e amizades de algum modo! Quando a traição ocorre querem que a suas boas ações do passado sirvam de fiança para os erros do presente! São os eternos namorados, sedutores e encantadores, mas sem nunca se comprometerem de um modo adulto com suas relações e, muitas vezes, com suas obrigações! Fairy Lantern /FES e a Fórmula do Crescimento/Florais do Sul. O primeiro ajuda a sair da infância e o outro na recuperação da defasagem afetiva!
A fortaleza humana:
Esses homens já nascem velhos e se acostumaram a carregar as responsabilidades dos outros! Não fazem nada, ou muito pouco, por si. Não sabem, ou não querem, relaxar e são compelidos constantemente a realizar mais e mais como se tivessem algum comando interno (E de fato o tem) que os impulsionasse a fazer sempre mais. Seus feitos nunca o saciam por completo e temem estar fazendo a coisa errada de algum modo que não conseguem ver. Carregam famílias dependentes, casamentos falidos, quando não uma união que só faz com que se sintam cada mais frustrados, com queixas e críticas incessantes. Esses homens podem criar um ambiente tenso para si e para a sua prole, ainda mais os filhos homens. Mesmo que não digam nada suas atitudes oprimem os mais novos e os fazem querer ser igual ou a se sentirem incompetentes. São ocupados demais para serem gentis e a sua atenção será dividida entre os que o amam e o resto do mundo! São impessoais. Florais indicados Dandelion/FES, para aqueles que se esquecem de que são humanos e se sobrecarregam para muito além de suas capacidades. Red Chestnut/Bach, para as pessoas demasiadamente preocupadas com o bem estar alheio. Matricaria/Minas, para aquelas pessoas muito motivadas pelo que fazem, mas que esperam a mesma dedicação daqueles que o cercam! Quando não encontram, agem como se tivessem sido traídos de algum modo.
Medo do mundo interior:
Apesar de alguns homens estarem se abrindo para o mundo interior da intuição e da visão espiritual da vida, há aqueles (Uma grande maioria) que teme de modo muitas vezes inconsciente a relação com essa porção misteriosa e não controlável da vida. Muitos desses são, inclusive, terapeutas! Enchem suas mentes com teorias científicas e ou psicológicas para explicar os fenômenos psíquicos, por exemplo. No fundo de suas almas eles carregam aquela premissa de que essas coisas são pra mulher! Tem uma idéia muitas vezes supersticiosa, quando não preconceituosa, de como essas coisas funcionam e querem fugir dela. A questão a ser reconhecida aqui é que homens são tão intuitivos quanto as mulheres! Basta dar uma olhada na história e verificar o número enorme de médiuns, videntes, curadores e mestres homens que iluminaram o mundo: Zé Arigó, Xico Xavier, Edgar Cayce, Nostradamus, Mikao Usui, Choa Kok Sui, Sai Baba… Muitas espiritualistas mulheres afirmam que “As mulheres são mais intuitivas por serem mais receptivas!” Ora, isso equivale àquela máxima do machismo retrógrado que dizia que homens eram mais inteligentes porque tinham cérebros maiores! Ou seja, uma besteira! Todos têm condição de acessar o mundo superior da inteligência intuitiva. Nossos corpos possuem gênero e não nossas almas O floral Purple Monkeyflower/FES ajuda aquelas pessoas que temem ter experiências espirituais. O floral Sangre de Drago/ Florais do Deserto, ajuda aqueles que teimam em não aceitar o que suas percepções intuitivas estão mostrando. Não confiam, precisam se apoiar em uma “evidência” mais material ou científica.
Há muito mais questões masculinas que desafiam o desenvolvimento pleno de suas almas. Esses são apenas alguns exemplos que ilustram bem o universo masculino de um modo bem simples e objetivo!
Iniciar um processo de cura interior é um passo importante e transformador! Mas encontrar um terapeuta adequado às suas necessidades não é um processo fácil! Há muitas maneiras de se iniciar e desenvolver uma terapia com florais, e cada método agradará mais a uns e menos a outros. Mas saliento que um acompanhamento se faz necessário!
Como já disse anteriormente não aconselho ninguém a sair por aí tomando florais por conta e achar que com isso “está se tratando”. Um processo terapêutico envolve confiança e, portanto, entrega. Assim como requer uma boa dose de consciência de si mesmo e sinceridade consigo. Costumo utilizar os florais junto com a terapia reiki, para tirar a abordagem excessivamente mental que a terapia pode envolver. Antes de tudo, porém, inicio com a leitura dos arcanos do tarot para localizar o conjunto de vivências mais críticas do momento de cada cliente e as emoções e padrões subjacentes a essas emoções, que se evidenciam. Só então passo a receita floral acompanhada da aplicação da energia reiki em sessões regulares.
Jaime E. Cannes. – Tarólogo e terapeuta holístico
Publicado no site Planeta Floral – www.planetafloral.com.br
Outubro 2010